Série Dunas do Barato Canal Brasil - O Surf

Lifestyle Mai 24, 2017

A praia de Ipanema é um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. No início da década de 1970, as águas da zona sul carioca abrigaram um grande píer, e a orla teve sua paisagem radicalmente alterada.

A construção, projetada para erguer um emissário que levaria o esgoto da cidade ao mar, propiciou também o surgimento de ondas perfeitas para surfistas e dunas que impediam a visão de pedestres no asfalto. A soma desses fatores é responsável pela idealização de um ponto fértil para o nascimento da contracultura, lugar preferido de atletas, poetas, artistas e revolucionários.

A série documental de Olívio Petit resgata um pequeno pedaço dessa memória a partir de depoimentos de quem vivenciou essa história. O programa, dividido em cinco capítulos temáticos, resgata imagens históricas da praia de Ipanema, contextualizando o momento político do Brasil à época, quando a ditadura militar ainda enfrentava seu período mais critico.

De quem é a foto? Colabore comentando abaixo.

O segundo capítulo contextualiza o momento político do país na época para mostrar qual o intuito de se fazer uma obra como a do píer. Ao mesmo tempo, revela como o movimento do surfe acabou ocupando o espaço.

De quem é a foto? Colabore comentando abaixo.
— O píer foi mais um dos grandes projetos do governo militar, que apostava em grandes obras para impressionar, como a Transamazônica (rodovia inaugurada em 1972, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici) — destaca o diretor.

Segundo capítulo: quinta, dia 25/05, às 21h.
Alternativos: sábado, às 16h e quarta, às 12h30.
Canal Brasil

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.