Lipe Dylong comemora 50 anos de shaper

Sala do Shaper Nov 28, 2020
And 50 years goes by...

É assim que Lipe Dylong inicia o mini documentário feito por Nuno Dias em comemoração aos seus cinquenta anos como fabricante de pranchas de surf.

Lipe Dylong no shaper

E assim começo eu, transcrevendo o que Johnny Cabianca fala sobre Lipe Dylong, para quem não sabe, o shaper que faz as pranchas do Gabriel Medina, entre tantos outros:

Comecei a fazer pranchas na década de 80 e fui muito influenciado por um filme daquela época, chamado Menino do Rio, que me seduziu muito e a muitas pessoas de minha geração. O engraçado é que no filme tinha umas pranchas "Energia", que era um ícone da época. Eu conheci o Lipe há cerca de dois, três anos fabricante das pranchas "Energia" e fiquei super honrado em conhecê-lo, no final eu vi as pranchas que ele faz hoje em dia e tudo continua sendo referência e motivação.

Lipe começou cedo e com muita dedicação e simpatia conseguiu apoio dos shapers mais experientes do mundo, o que o ajudou a evoluir rapidamente e se tornar um dos maiores fabricantes e incentivadores do esporte no Brasil.

O documentário aborda os pontos mais importantes de sua trajetória como shaper. Como tudo começou, muito jovem no Rio de janeiro; seus parceiros e aliados ao longo do caminho; os primeiros anos de imersão no mundo do surf e shaping no Havaí; sua participação no início da turnê Mundial de Surf nos anos 70; e o pioneirismo na indústria do surf no Brasil, no início dos anos 80, com sua consagrada marca Energia.

Lipe Dylong e Eduardo Vento (filmagens dentro d'água)

O vídeo conta com depoimentos de importantes personalidades do mundo do surfe, como a lenda Randy Rarick, co-fundador da turnê mundial e da Triple Crown of Surfing of Hawaii, o gerente da Country Surfboards no Havaí, Ed Searfoss e, o top shaper Johnny Cabianca, fabricante das pranchas do fenômeno mundial Gabriel Medina.

Jornalistas renomados como Rosaldo Cavalcante, do Brasil e João Valente, de Portugal, também deixaram seus depoimentos, além de Ricardo Bocão, amigo querido de Lipe e companheiro nessa jornada.

Há também uma participação especial do top surfista português Miguel Blanco, contando como desenvolveu a "Killer Fish" junto com Lipe, um modelo de sucesso que leva a sua assinatura.

Nuno Dias filma Miguel Blanco junto com Lipe Dylong e sua criação: "Killer Fish"

Deixe-se levar pelo bom humor deste mini documentário e suas imagens exclusivas que ilustram essa linda história do sonho de uma criança que se tornou realidade.

Direção, Edição e Filmagens:
Nuno Dias

Imagens dentro d'água:
Eduardo Vento

Edição de som:
João Pedro Bailey

Imagens adicionais:
Justin Graham
Reinaldo Andrade
Crossas Films
Maldives Photographer
Jacques Nery
Bruno Barreto
Surfing Thuslusdhoo
Mucio Scorzelli
Rogério Erlich
Washigton Fiapo

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.