Lipe Dylong comemora 50 anos de shaper

Lipe Dylong comemora 50 anos de shaper

And 50 years goes by...

É assim que Lipe Dylong inicia o mini documentário feito por Nuno Dias em comemoração aos seus cinquenta anos como fabricante de pranchas de surf.

Lipe Dylong no shaper

E assim começo eu, transcrevendo o que Johnny Cabianca fala sobre Lipe Dylong, para quem não sabe, o shaper que faz as pranchas do Gabriel Medina, entre tantos outros:

Comecei a fazer pranchas na década de 80 e fui muito influenciado por um filme daquela época, chamado Menino do Rio, que me seduziu muito e a muitas pessoas de minha geração. O engraçado é que no filme tinha umas pranchas "Energia", que era um ícone da época. Eu conheci o Lipe há cerca de dois, três anos fabricante das pranchas "Energia" e fiquei super honrado em conhecê-lo, no final eu vi as pranchas que ele faz hoje em dia e tudo continua sendo referência e motivação.

Lipe começou cedo e com muita dedicação e simpatia conseguiu apoio dos shapers mais experientes do mundo, o que o ajudou a evoluir rapidamente e se tornar um dos maiores fabricantes e incentivadores do esporte no Brasil.

O documentário aborda os pontos mais importantes de sua trajetória como shaper. Como tudo começou, muito jovem no Rio de janeiro; seus parceiros e aliados ao longo do caminho; os primeiros anos de imersão no mundo do surf e shaping no Havaí; sua participação no início da turnê Mundial de Surf nos anos 70; e o pioneirismo na indústria do surf no Brasil, no início dos anos 80, com sua consagrada marca Energia.

Lipe Dylong e Eduardo Vento (filmagens dentro d'água)

O vídeo conta com depoimentos de importantes personalidades do mundo do surfe, como a lenda Randy Rarick, co-fundador da turnê mundial e da Triple Crown of Surfing of Hawaii, o gerente da Country Surfboards no Havaí, Ed Searfoss e, o top shaper Johnny Cabianca, fabricante das pranchas do fenômeno mundial Gabriel Medina.

Jornalistas renomados como Rosaldo Cavalcante, do Brasil e João Valente, de Portugal, também deixaram seus depoimentos, além de Ricardo Bocão, amigo querido de Lipe e companheiro nessa jornada.

Há também uma participação especial do top surfista português Miguel Blanco, contando como desenvolveu a "Killer Fish" junto com Lipe, um modelo de sucesso que leva a sua assinatura.

Nuno Dias filma Miguel Blanco junto com Lipe Dylong e sua criação: "Killer Fish"

Deixe-se levar pelo bom humor deste mini documentário e suas imagens exclusivas que ilustram essa linda história do sonho de uma criança que se tornou realidade.

Direção, Edição e Filmagens:
Nuno Dias

Imagens dentro d'água:
Eduardo Vento

Edição de som:
João Pedro Bailey

Imagens adicionais:
Justin Graham
Reinaldo Andrade
Crossas Films
Maldives Photographer
Jacques Nery
Bruno Barreto
Surfing Thuslusdhoo
Mucio Scorzelli
Rogério Erlich
Washigton Fiapo

Marco Telles

Marco Telles