O surf, a primeira vez a gente nunca esquece

Foram dias que me marcaram e estão vivos em minha memória até hoje. A primeira onda surfada, a primeira prancha, o primeiro caldo, o primeiro machucado.

Na primeira onda, imediatamente fui contaminado pelo vírus do surf. Eram meados de 1962, as pranchas eram de madeira (carinhosamente chamadas de "MADEIRIT") e não tínhamos muita informação sobre como surfar.

Escutamos o galo cantar sem saber bem aonde, mas o importante é que conseguíamos ficar em pé naquela prancha genuinamente brasileira. Sim, a criação da madeirit é carioca, quem a inventou não sei, pois já peguei o bonde andando, por isso que o Rio é considerado o berço do surf, não pela primeira onda surfada, porque os paulistas fazem questão de falar que foi lá, em Santos, mas isto não vem ao caso, pois foi no Rio de Janeiro (Arpoador, Posto 6 e Posto 5 em Copacabana) que o surf tornou-se uma realidade brasileira, onde realmente tudo começou.

Galera eu tinha apenas doze anos, meus esportes eram natação, esqui aquático (desde os oito anos) saltos ornamentais de trampolins em piscina e nas "pedras do arpex", e iniciante em caça submarina. Um dia cheguei no clube Marimbás, no posto 6 em Copa, para "matar" uns peixinhos no costão do Forte, na época era um bom pesqueiro para iniciantes.

Mas o mar tava viradão, altas ondas quebrando lá fora e uma meia dúzia de loucos pegando ondas em pé (EM PÉ???). Cara, fiquei amarradão no visual, e eis que sai da água um amigo, que tínhamos combinado pescar juntos, não deu outra, pedi a sua prancha (PRANCHA ???) emprestada e me joguei. Como já tinha experiência do esqui, e conhecimento do mar pois pegava onda de peito, na primeira onda consegui ficar de pé por alguns segundos e logo depois, lógico, a primeira "vaca". A sensação foi um marco na minha vida esportiva, larguei tudo, naquele momento o vírus do surf já havia me contaminado. Surf, até hoje, passou a ser o único esporte por mim praticado, e cada dia surfado é único, nunca é igual ao anterior, é como se fosse o primeiro.

Este é o primeiro capítulo, da "PRIMEIRA VEZ…..", se vocês quiserem, terá continuação….. ALOHA GALERA !!!!!!!!!!!!!!

Ceceu Pimentel


Chega mais e troque uma ideia